segunda-feira, junho 12, 2006

E onde foi que eu fui amarrar meu burro

Eu me prometi antes de começar a escrever aqui que não iria tocar em política. Não que eu não goste de política. Muito pelo contrário. Assisto ao noticiário (ou pelo menos tento) diariamente. Verdade, não leio jornais. Jornais não. Eles têm cara de realidade e eu prefiro a versão televisiva, que tem cara de novela. Personagens inacreditáveis, romances impossíveis e tramas infundadas. E o que é mais incrível: nada daquilo foi armado pela globo nem escrito pela Glória Perez (e me permitam um parênteses aqui: maldade chamar a dita de glória, que faz todo o resto dos realmente gloriosos ficarem envergonhados com o título). Enfim, como dizia, a versão televisiva nem parece que retrata gente de verdade, e sim invencionices de um autor improvável: daí a minha preferência pela dita. E daí também meu auspicioso gosto pela política: o sabor que tem de folhetim. Mas atenção: eu disse política, e não os políticos, que o gosto pela história não obriga o gosto pelos personagens (e, falando sério, paciência tem limite).

Mas, como dizia no princípio, eu decidi que sobre política eu não ia escrever. O motivo é que não me sinto na competência ou tendo conhecimento suficiente para tal. Existem muitos mais e melhores que eu para fazerem seus comentários. Existem, eu sei, muitos outros, muitíssimos outros bastante piores. Mas me recuso a aliar-me a este clube cujos sócios tem um impressionante talento para falar besteira (tenho, eu também um impressionante talento para tal, mas ao contrário dessa turba, nunca nem jamais seria tão irresponsável a ponto de fazer ao outros crerem que sei exatamente do que estou falando, quando na verdade não tenho a mínima ideia do que se passa a meio palmo do meu nariz ao falar ou escrever minha parcela de besteirol).

Pois bem, em se falando de política, vamos iniciar no princípio. Não o digo "iniciar pelo princípio" por vício de linguagem, que vício é uma coisa muito feia, e os de linguagem são os piores. É que o bicho é grande, e pode ser atacado por diversos lados. No caso da política, vale à pena iniciar no princípio, que em se tratando desses assuntos, o princípio é geralmente inocente e até mesmo honesto. Ou seja: quando o negócio começa, é em geral uma coisa muito bonita. Já quando termina, bem, o final evitarei a todo custo, que sou (ou melhor, me considero) uma pessoa de respeito e costumo não usar de certo tipo de vocabulário em meus textos. E assim, o princípio é, em geral, o que há de mais longe do fim, e pretendo portanto iniciar o papo por ele (e ater-me a esclarecer como é que a coisa tende a terminar, mesmo porque a maioria das pessoas sabe muito bem, porque já foi alguma vez a um banheiro público).

O princípio está geralmente amigado com a Ideologia. Ideologia, que em outras fazes (que não o princípio) se transforma em uma cínica desculpa para abandonar o raciocínio, leva pessoas a fazerem coisas que, se parassem para pensar e usar de suas faculdades lógicas, não fariam. É mais ou menos como o amor, mas a uma causa, e não a uma pessoa em especial. Assim como no amor (desculpem-me esse linguajar prá lá de cafona, mas ideologia é cafona mesmo), onde o objeto amado pode ser imperfeito, até mesmo aquela coisa feia, cheia de perebas e nhacas, que o amante não as percebe - ou como aquele que ama aquela que não lhe dá a mínima bola, ou, pior, dá bola para todo resto, menos o amante, assim é com a ideologia. Sujeito tem sua ideologia lá. Mas a ideologia não está nem ai para ele. Ele leu Karl Marx inteirinho 14 vezes, e a galera do partidão dizendo que ele é um teórico – quando ele é na verdade só um apaixonado.

Mas onde acaba a ideologia e começa a sem-vergonhice? digo, a política? Aqui também, caros leitores, aqui também a coisa é como nas histórias entre homens e mulheres. Onde acaba a paixão e começa a pancadaria?

Segredo que os sábios guardam da gente. Parece que ou ninguém sabe, ou os que sabem não querem contar. Não que eu seja um dos que não querem contar, e não porque nunca estive apaixonado nem nunca tive ideologia.

O que se sabe é que a ideologia se transforma em politica em algum ponto depois do momento em que o cidadão descobre que sua amada é feia, tem pele ruim e mal hálito. No sentido metafórico da colocação feita antes, claro! Não estou falando de maneira alguma de sua mulher (a "sua" do político, e não a "sua" do leitor!). Ele que case com quem bem entende, que isso não tem nada que ver com o rolo que dá depois com sua politicagem (aliás, é bem possível que haja alguma correlação. Mas não vou investigá-la nem agora nem depois, que daí a coisa vai descambar para o folclore). Ou seja: cai na real e se dá conta que todo aquele Karl Marx que ele leu na adolescência foi 1) perda de tempo 2) uma aporrinhação sem tamanho e finalmente 3) Marx devia tomar bolinha para sentar e escrever aquilo. Mas aí já está tarde. Ele já é deputado estadual, já foi prefeito e está correndo em uma eleição para cair em Brasília. Vai cantar o que para o povo agora? "Errei. É besteira tudo aquilo que eu disse antes. Esqueçam o que eu escrevi (como diria um conhecido político e sociólogo brasileiro). Tudo besteira da grossa. Nem pensem em votar em mim que eu sou tão besta quanto o resto dos crápulas que estão lá". Nem em novela... E nem em novela da supracitada e nem tanto gloriosa Perez. Normalmente, já aconchavado pela esquerda e pela direita, sai de fininho com um papo de "as bases teóricas da nossa formação partidária são os alicerces que erguerão as escadas a levar o povo à sua redenção!". É capaz até de limpar com o lenço uma furtiva lagrimazinha depois desse discurso, mesmo que o caboclo que vota nele não entendeu patavinas.

Prá que, perguntaria o pobre leitor que chegou até aqui, prá que toda essa história? É fácil. Para tentar responder algumas das perguntas mais frequentes que costumam me atirar. É que Israel é um país muito cheio de ideologias. Algumas pessoas as tem toda a vida e nunca chegam a ser políticos – como aquele adolescente que passa à vida adulta amando de longe a mesma mulher, até a morte aos 92 anos de idade. Pois bem: aqui é mais ou menos assim. Alguns passam da ideologia para a política. Outros ainda chegam a passar da política à politicagem. Mas a maioria segue no estado de ideólogos convictos até não sobrar nenhum dente na boca.

Sujeito vota em determinado partido. A lista de candidatos do tal partido (lembramos aqui que Israel é não só uma – ugh! – democracia, mas um regime parlamentarista) é mais feia que o Pedro de Lara pelado de meias marrons. Não importa. Ele vai e vota no tal partido de qualquer maneira. Por que? É... o leitor, espero eu, já compreendeu: ideologia.

O mesmo partido, com uma lista tão vazia de gente competente como torcedor fluminense satisfeito com o time faz uma porcaria de um governo. O cidadão vai lá e vota de novo para o mesmo partido. Por que? Aqui vai a mesma resposta: ideologia. Propostas? Soluções? Capacitação? Nada disso vai convencer o israelense médio na urna. Ele vota por convicções. Até hoje têm gente que fala de partidos já extintos como sendo a única solução para os problemas que assolam o país.

O que eles não se dão conta é que um dos problemas que assolam o país é justamente o não uso de raciocínio para votar.

É evidente que a coisa ia descambar para esse lado. Um país que só surgiu porque houve gente cheia de ideologia e muito pouco raciocínio lógico resolveu ressuscitá-lo depois de 2000 anos não pode ser lógico. E lendo noticiário daqui e o de outros lugares do mundo (incluindo Pindorama) chego à paradoxal conclusão de que é preferível esse mal (o do desacerbo de ideologia sobre a lógica) à politicagem sucumbindo à política. Sujeito faz feio? Chutam ele não do governo – mas do partido, o que é bem pior.

É por essas e outras que vivo me perguntando em épocas de eleições onde fui amarrar meu burro. Faço de conta que não sou brasileiro e não voto romanticamente, daí finjo que não estou em Israel e voto em quem na minha opinião güenta as pontas num parlamento cheio de ideologia, e muito pouco tato.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oração forte e poderosa – Infalível!

Pelos poderes de SÃO CIPRIANO e das três malhas que vigiam SÃO CIPRIANO, ((W.R.C.S)). virá agora atrás de mim. ((W.R.C.S.)). vai vir de rastos, apaixonado, cheia de amor, de tesão para voltar e pedir-me perdão por mentir e para me pedir em noivado e mais tarde em casamento o mais rápido possível. SÃO CIPRIANO, terei esse poder, que ele esqueça e deixe de vez qualquer Mulher que possa estar em sua cabeça e volte a me assumir e se declarar para que todos vejam. SÃO CIPRIANO afaste ((W.R.C.S.)).. de qualquer Mulher e que ele me procure a todo momento, HOJE e AGORA, desejando estar ao meu lado, que ela tenha a CERTEZA QUE SOU O MULHER PERFEITO PARA ELE, que ((W.R.C.S.)). não possa viver sem mim e que ((W.R.C.S.)). sempre tenha a minha imagem em seu pensamento em todos os momentos. AGORA, COM QUEM ESTIVER, AONDE ESTIVER, ELE IRÁ PARAR PORQUE O PENSAMENTO DELA ESTÁ EM MIM.

E ao deitar que tenha sonhos comigo e ao acordar que pense em mim e me deseje, ao comer pense em mim, ao andar pense em mim, EM TODOS OS MOMENTOS DA SUA VIDA PENSE EM MIM. Que queira me ver, sentir meu cheiro, me tocar com AMOR, que ((W.R.C.S.)). queira me abraçar, me beijar, me cuidar, me proteger, me amar nas 24 horas de todos os seus dias, fazendo assim, com que me ame a cada dia mais e que sinta prazer somente por ouvir minha voz. SÃO CIPRIANO faça ((W.R.C.S.)). sentir por mim um desejo fora do normal, como nunca sentiu por outra e nunca sentirá.Que tenha prazer apenas comigo, que tenha tesão somente por mim e que seu corpo só a mim pertença, que só tenha paz se tiver bem comigo. Agradeço a ti SÃO CIPRIANO por estar trabalhando a meu favor e vou divulgar SEU NOME em troca de amansar ((W.R.C..)).. e trazê-Lo apaixonado, carinhoso , devotado, dedicado, fiel e cheio de desejo aos meus braços.

Para que volte o nosso namoro, o nosso amor e se case comigo o mais breve possível. Peço isso aos poderes das três malhas pretas que vigiam SÃO CIPRIANO.
brilho-eterno-@hotmail.com

Anônimo disse...

ME ADD TEREI O MAIOR PRAZER EM AJUDALOS brilho-eterno-@hotmail.com LEIA SOZINHO VAMOS BRINCAR DE MAGIA??? FUNCIONA MESMO!!! PARA VOCÊ MESMO, DIGA O NOME DO UNICO RAPAZ OU MOÇA COM QUEM VOCÊ GOSTARIA DE ESTAR (TRÊS VEZES) ... PENSE EM ALGO QUE QUEIRA REALIZAR NA PROXIMA SEMANA E REPITA PARA VOCÊ MESMO (SEIS VEZES)... SE VOCÊ TEM UM DESEJO, REPITA-O PARA VOCÊ MESMO (NOVE VEZES)... PENSE EM ALGO QUE QUEIRA QUE ACONTEÇA ENTRE VOCÊ E UMA PESSOA ESPECIAL (AQUELA QUE VOCÊ NO NUMERO 1.) E REPITA PARA VOCÊ MESMO (DOZE VEZES) AGORA,ESTA É A PARTE MAIS DIFICIL ESCOLHA UM DOS DESEIJOS QUE VOCÊ FEZ ANTERIORMENTE E CONCENTRE-SE NELE, SOMENTE NELE E EM NADA MAIS.... AGORA FAÇA UM ÚTIMO PEDIDO RELACIONADO AO DESEJO QUE VOCÊ ESCOLHEU. DEPOIS DE LER ISTO, VOCÊ TEM 1 HORA PARA MANDA~LO Á 15 PESSOAS,E O QUE VOCÊ PEDIU IRÁ SE TORNAR REALIDADE EM UMA SEMANA QUANTO MAIOR O NÚMERO DE PESSOAS PARA AS QUAIS VOCÊ MANDAR,MAIS FORTE SE TORNARÁ SEU DESEJO. SE VOCÊ INGUINORAR ESTA CARTA, O CONTRÁRIO AO SEU DESEJO ACONTECERÁ OU ELE JAMAIS SE REALIZARÁ. "EM TUDO QUE Á NATUREZA OPERA, ELA NADA FAZ BRUSCAMENTE." brilho-eterno-@hotmail.com